Couros em geral

É importante que o consumidor esteja bem consciente de que os calçados - como nós - também envelhecem e que seu desempenho e a sua aparência após algum  tempo de uso dependem muito de como cada calçado foi escolhido, usado, cuidado e conservado. É fácil entender que a escolha correta do sapato na hora da compra determinará, em parte, a sua durabilidade e o seu desempenho ao longo do tempo: um sapato apertado demais, por exemplo,  gastará mais depressa devido às pressões extras a que serão submetidos os seus materiais e componentes. Já o uso incorreto de calçado acarretará o seu desgaste prematuro e o aparecimento de defeitos que poderiam ser perfeitamente evitados se cada modelo fosse usado unicamente para  o fim a que se destina. Por outro lado, um sapato que é regularmente limpo, de forma apropriada, consertado logo que o primeiro problema aparece e conservado com produtos adequados aos materiais que o compõe, terá naturalmente maior vida útil e manterá melhor e por mais tempo o seu aspecto e as suas qualidades.

 

 

Aplicação de produtos para conservação

 

Nos couros lisos em geral, a aplicação de lustros ou pomadas nos calçados tem como objetivo manter  um filme contínuo de cera sobre o cabedal, a fim de proteger a superfície. Chamamos a atenção para os seguintes cuidados:

1- Seguir sempre as instruções fornecidas pelos fabricantes dos produtos, encontradas nas embalagens;
2- Limpar* sempre os calçados antes de aplicar qualquer produto de engraxe ou conservação; (para evitar que partículas de pó ou terra permaneçam  sobre o couro e posteriormente venham arranhá-lo);
3- Jamais secar os calçados artificialmente;
4- Couros com cores claras ou couros naturais devem ser tratados com pomadas neutras ou com lustros à base de cera natural;

5- O tratamento, pelo menos o final, deveria sempre que possível combinar com a cor do calçado;

6- Aplicações excessivas de produtos podem mudar a tonalidade, principalmente  de couros com tonalidades delicadas;

7- Cuidar para proteger saltos ou outras partes do calçado que tiverem  cores diferentes no momento da aplicação de produtos com cor;

 

*Se o sapato estiver apenas empoeirado ou pouco sujo, basta recorrer a um pano seco ou a  uma escova de cerdas bem macias para efetuar a limpeza. Se estiver muito sujo e embarrado, os cuidados devem ser redobrados. Primeiro, tentar  retirar a sujeira quando ainda está úmida (uma espátula de madeira ou uma faca cega). Depois, aplicar com estopa, esponja macia ou pano limpo um produto específico Limpador de Couros e/ou Sintéticos para retirar a sujeira restante, deixar secar e lustrar com flanela.

 

Sintéticos, a exemplo do couro verniz, além de uma boa limpeza não necessitam, de modo geral, de maiores cuidados de conservação.  A limpeza pode ser feita com um produto específico Limpador de Couros e/ou Sintéticos, até remover toda a sujeira. Eventualmente, para aumentar o brilho, podem ser aplicados lustros a base de silicone.

 

Camurça  e Nobuck são dois tipos de couros bastante empregados atualmente na fabricação de calçados, mas que requerem alguns cuidados especiais na sua conservação.  Ambos são submetidos, durante sua fabricação, a um lixamento cuidadoso da superfície para a obtenção de seu aspecto aveludado. São couros permeáveis à umidade, que mancham com muita facilidade, inclusive com água.  A recomendação geral é que, antes do uso, os calçados recebam uma aplicação  de um Impermeabilizante para torná-los repelentes à água e aos líquidos  em geral. Assim como os acamurçados também é indicado o uso de impermeabilizantes  em sapatos de tecidos. Aplicação: Remova  sempre, antes da aplicação, a poeira acumulada com uma escova especial  (cerdas de latão), para esse tipo de couro. A aplicação é feita diretamente  sobre a peça, mantendo-se uma distância de 10cm. Deixar secar por 30  minutos.  Repetir a operação a cada 2 meses.

 

Caso seja necessário uniformizar ou restaurar a cor de uma camurça, recomenda-se o Revivedor para Camurça. Neste caso, antes de aplicar o produto, deve-se levantar a felpa com uma escova especial (cerdas de latão), para este tipo de material, para que haja uma adequada penetração da tinta. A aplicação deve ser efetuada à uma distância de 15 cm, e seu tempo de secagem é de 15 minutos. Impermeabilizar, depois de secos, para completar o processo de conservação.